2 Crônicas 6.17-20
Quebra Gelo: Você acha necessário haver um lugar adequado para adorarmos a Deus?
Introdução:
Sempre houve plantado no coração de Deus, um desejo de ter uma Casa no meio do Seu povo. A primeira tentativa foi no deserto sob a liderança de Moisés. Deus ordenou a Moisés a construção do Tabernáculo. (Êxodo 25.1;9)
Seguindo todas as orientações de Deus foi construído. A tribo escolhida para sacrificar, foi a Tribo de Levi (chamados de levitas, sacerdotes e sumo sacerdote). Essas eram as autoridades espirituais do povo que prestavam adoração no Tabernáculo. Havia alguns utensílios no Tabernáculo, mas o mais importante era a Arca da Aliança de Deus.
Comentários:
Davi incomodou-se ao assumir o trono de Israel ver a Arca que simbolizava a Shekinah de Deus, habitando em tenda e não em um palácio e decidiu construir um templo ao Senhor, mas foi com o seu filho Salomão que o templo foi construído. (2 Sm 7)
Todo Israel ajudou na construção e o templo foi inaugurado e ali colocada a Arca do Senhor.
Com a desobediência do povo, Deus se afastou da Sua Casa, pois na verdade, ”é melhor obedecer do que sacrificar”, e o povo se quer percebeu a Sua ausência, somente os símbolos estavam lá. A essência de Deus, tinha saído de Jerusalém. Os inimigos invadem Jerusalém, profanam o templo e o destrói. Israel perde a sua maior honra – o Templo do Senhor.
Conclusão
Israel seria a Nação escolhida por Deus para ensinar as nações os seus preceitos e suas leis. Mas desobedeceu andando no caminho das nações pagãs.
O profeta Ezequiel, teve uma visão de um templo restaurado que agradaria a Deus. Essa é a esperança de Israel que até hoje, não possui um templo para adorar ao Seu Deus mas o Messias assentará no trono que Israel ainda irá construir.
Infelizmente não sabem que o templo mais desejável por Deus é o Ser Humano. Ele quer habitar em nós.