Request could not be processed : UAE

ANSIEDADE X REINO DE DEUS

Categories: Blog,Estudos e Ministrações,Teologia

Da importância que há em sermos Imagem e Semelhança de Deus – Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar – A cura para ansiedade.

“25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai Celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”

Mateus 6.24-34

A sociedade atual é marcada por processos acelerados, provocados por diversos fatores como, por exemplo, a velocidade das respostas tecnológicas, a comida fast-food, os aplicativos de mensagem instantânea, acesso rápido às milhares de informações – muitas vezes irrelevantes – contidas na rede mundial de computadores, entre outros.

Recordo-me de que há apenas alguns anos, esperávamos com paciência pela resposta a um e-mail enviado. Hoje, guiados, por exemplo, pela simples informação de que alguém já leu a mensagem que enviamos, nos sentimos incomodados quando a resposta demora mais que 5 minutos.

No texto de Mateus 6.25-34, o autor das palavras, Jesus Cristo, adverte seus interlocutores a respeito de um grande mal chamado Ansiedade.

As palavras foram ditas há mais de 2 Mil anos, mas parecem atuais, e são. É certo que nos dias de Cristo não haviam os agravantes de que já falamos, mas, mesmo assim, podemos observar que o ensinamento messiânico era direcionado a um povo ansioso.

Podemos concluir então que a ansiedade afeta as pessoas de qualquer geração, desde o passado mais remoto até os dias atuais e pode piorar ainda mais se não observarmos bem os detalhes daquilo que foi ensinado por Jesus.

NÃO ANDEIS ANSIOSOS PELA VOSSA VIDA

Comida, bebida e sustento, são as palavras que Jesus se utilizada na tentativa de convencer os discípulos de que não devem andar preocupados, ansiosos.

No livro de Gênesis, nos deparamos com o cuidado de Deus com o homem. Observamos como Deus cuidou dos mínimos detalhes da criação e, o mais importante de tudo, como Ele fez toda a Terra, todo o ambiente do planeta, antes de criar o homem.No livro dos Salmos 8.4 e 5, podemos ver a importância que Deus dá ao homem.

4 que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? 5 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.

Nosso Deus se preocupa com a humanidade e devemos sentir-nos bem cuidados e cercados por Ele. Precisamos aprender a descansar no Senhor, isto é, dedicar um dia para pensar em todas as coisas que Ele nos tem dado e como tem cuidado de nós.

NÃO VALEIS VÓS MUITO MAIS DO QUE AS AVES?

Somos imagem e semelhança de Deus. Ser parecido com alguém tão especial como o nosso Senhor é motivo de alegria.

Em Gênesis 1.26 está escrito: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, mas de que forma podemos entender isto?

Deus, após concluir a sua obra no Éden, precisaria de alguém que pudesse ser o seu representante na Terra. Estes somos nós, feitos à sua Imagem para que pudéssemos exercer domínio sobre toda a criação. Este domínio abrange não apenas a possibilidade de extrairmos do planeta o nosso alimento, mas também as capacidades de melhorar o ambiente onde vivemos, criar técnicas de cultivo do solo ou mesmo de manipular a obra de Deus de tal forma que podemos criar remédios, por exemplo, para curar pessoas, animais e plantas ou mesmo erradicar doenças do mundo.A Semelhança, no entanto, diz respeito ao caráter ético do Senhor. O homem foi criado com capacidade para discernir o bem e o mal.

16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Gênesis 2.16 e 17

No texto acima, as Escrituras Sagradas deixam claro o caráter ético que herdamos de Deus. Esta herança, na prática, nos faz diferentes dos animais. Não somos apenas seres viventes, somos filhos de Deus, criados com dons especiais, feitos à sua Imagem e Semelhança.

Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.

Hebreus 5.14

O escritor do livro aos Hebreus afirma que são adultos aqueles que têm as faculdades para discernir o bem e o mal. O autor utiliza a palavra grega Teleiospara falar isso, substituída em português por Adultos. Teleios, conforme o dicionário bíblico de Strong, quer dizer: “que não carece de nada necessário para estar completo”, Strongs g5046.

Deus nos fez completos. Isto não é, senão, o cuidado de um pai? Sem dúvidas não precisamos estar preocupados, ansiosos, como nos ensinou Jesus.

HOMENS DE PEQUENA FÉ… BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O SEU REINO E A SUA JUSTIÇA

Jesus conclui seu sermão associando a ansiedade do homem à sua falta de fé.

De fato, podemos nos perguntar: Como pode alguém cercado de tantos cuidados ainda andar ansioso e preocupado com coisas terrenas?A cura para este mal, proposta por Cristo, é ocupar-se com aquilo que realmente é importante, o Reino de Deus.

20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.

Lucas 17.20 e 21

O Reino de Deus é imaterial, invisível e está dentro de nós. Desta forma, apenas pela fé, podemos acessá-lo. Ter fé, ao contrário do que a ciência secularista tem ensinado, não é algo que desqualifica o homem, mas a forma como Deus nos capacitou para observar as coisas espirituais. Se faltar-lhe fé, sem dúvidas, faltar-lhe-á espiritualidade.

Ser invisível é diferente de ser inexistente. Observe o vento, por exemplo. Ele não pode ser visto, mas o sentimos fluir através do corpo, nas árvores e nas ondas do mar, mesmo antes que existisse qualquer ferramenta para observá-lo em laboratório. Através dessa analogia podemos crer que o Reino de Deus não pode ser visto, mas pode ser experimentado e exerce poder sobre tudo o que nos rodeia.

Deus construiu um Reino dentro de nós para extrairmos e pô-lo para fora através de uma vida dedicada à Ele.

Somente vivendo para Cristo, dando a Ele o primeiro lugar em nossas vidas é que poderemos desfrutar de uma vida saudável, isto é, sem ansiedade e tendo certeza de qual a nossa posição neste mundo.Vivamos, portanto, sem ansiedade, mas dedicando a vida ao Reino de Deus.

Guilherme Tavares, Eklésia Ministério Internacional

Author: Guilherme Tavares