Um caminho, Várias rotas

Categories: Estudos para Células

 

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14:6

Introdução

Nossa reflexão só irá funcionar se pensarmos em “caminho” como um canal; o espaço entre nós e o ponto de chegada, a rota, como os percursos dentro desse canal.

Por exemplo, você tem que ir a igreja, o seu caminho é de sua casa para Eklésia, no entanto existem vários percursos, várias rotas que você deve escolher para chegar.

A relação com o mundo espiritual é que você quer chegar a Deus e só existe um caminho que é Jesus, no entanto dentro da vida com cristo existem várias ROTAS as quais devemos trilhar todas.

Comentários

1 – A rota da santidade.

Vemos em Hb 12:14, que sem santidade estamos fora da presença de Deus.

A santidade é a maior característica daqueles que saíram do Egito (mundo). Lv.11:45

2 – A rota da aliança

Deus é o inventor das alianças, Ele tem muito zelo em preservar a sua aliança conosco, devemos ter semelhante cuidado cumprindo suas ordenanças e não desonrando seu santo nome. Em Mt 6:24, encontramos a advertência sobre a rota da aliança.

Ex.2:23-24 – Deus se lembrará da tua aliança no dia da aflição.

Se você não tem uma aliança sólida com Deus, você está fora do caminho.

3 – A rota da fé

Ora, a fé é a força motriz do cristianismo, sem fé é impossível agradá-lo, é impossível pensar que estamos no caminho se não for pela fé.

Estamos falando de uma vida de atitudes de fé continuas e não esporádicas. Tg.2:17

4 – A rota da prosperidade

Muitas pessoas acham que Jesus é como o gênio da lâmpada e então imaginam que têm direito a ter seus sonhos realizados sem uma contrapartida. Em Malaquias 3:10 encontramos a falibilidade desse pensamento e o ensino que nos dá o primeiro passo dentro da rota da prosperidade.

No entanto, Deus está interessado em teu coração e não em valores financeiros, para estarmos com os dois pés dentro dessa rota tão necessária para nós precisamos entender que um coração amargurado não pode ofertar nada a Deus mesmo que coloque diante dEle as maiores riquezas da Terra. Mt.5:23-24

5 – A rota da frutificação

Em João 15:5 encontramos o norte da frutificação, que é estar em cristo, se você busca viver a vida que Deus separou para viver, com certeza será frutífero, se não você está fora da rota e nada pode fazer.

Em Mt.25:21, está nos alertando sobre a fidelidade com aquilo que Deus te deu, se você não cuida da sua vida não vai cuidar da de ninguém, se você não cuida de um, não vai cuidar de dois.

6 – A rota das maravilhas (sinais de Deus/chamado)

Esta é uma “rota de rotas”, pois é necessário estarmos na rota da santidade para entrarmos na rota dos sinais (Js. 3:5), é preciso estar na rota da fé, pois a rota dos sinais é somente para os que crêem.

(João 14:12) – Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

A rota dos sinais e maravilhas de Deus é uma rota progressiva, primeiro a fé, depois as obras que Jesus fazia e só então as obras maiores, é uma rota de perseverança.

Conclusão:

Sobre nós estejam as rotas do Espírito Santo. Decida agora pelo Caminho.

 

Author: eklesia

Deixe uma resposta