Levanta-te, pois este negócio é teu e nós seremos contigo, sê forte e age.

Categories: Estudos e Ministrações

ESDRAS 10.4

Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte e age.

Levanta-te, pois este negócio é teu e nós seremos contigo, sê forte e age.

Este foi um período de Saída do Exílio, da prisão de onde eles estavam, de Reconstrução do Templo, de tomada de território.

Parece muito com o nosso tempo, o tempo que esta Eklésia passa.

Deus abençoou o povo, eles retornaram, mas antes precisaram se desprender das coisas do passado, onde acabaram por se misturar com o mundo.

Alguns sacerdotes casaram-se com mulheres Hetéias, e a palavra de Deus foi para se despedirem delas para que Ele pudesse abençoar.

De fato aconteceu, eles foram extremamente obedientes e, mesmo alguns tendo filhos, obedeceram ao Senhor.

Se o Senhor te pedisse algo hoje você faria? Mesmo que fosse contra a sua vontade?

Muitas vezes queremos que Deus nos fale somente o que queremos ouvir. Mas Ele sempre fala o que precisamos.

O seu envolvimento com os Heteus e outros povos, contra a vontade do Pai, não foi um desejo da carne ou espiritual, foi o reflexo de um envolvimento com o mundo.

Se temos um projeto de Deus e isso inclui a compra desse lugar, a realização dos nossos projetos culturais ou mesmo o programa de televisão ou qualquer outra tarefa do Reino, como fazemos, precisamos estar prontos a abrir mão de qualquer coisa para que Deus confie seus planos em nossas mãos.

Precisamos aprender a estar no MEIO e transformá-lo, seja socialmente ou espiritualmente, nunca ser transformado por ele.

Dizem: o homem é produto do meio.

Eu digo: O crente de verdade produz o meio, muda o ambiente, transforma a realidade porque tem Deus dentro de si.

No livro de João 3.16 diz: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Na bíblia existem 3 palavras AION, OIKOUMENE e KOSMOS que são raízes para a palavra MUNDO. Quando MUNDO aparece nos textos bíblicos ele está ligado a um destes 3 originais.

Para entender que AMOR é este pelo MUNDO, que é diferente de amar as coisas do mundo, precisamos entender estas 3 palavras.

1. AION

Ef 6.12 e 13 – porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.

MT 13.22 – O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

 

AION quer dizer: Tempo perpétuo, para sempre, eternidade, eras ou mundos.

 

O mundo nos apresenta alegrias ou negócios que são apenas momentâneos, não perpétuos. Porém, o maior desejo do diabo é que nós acreditemos nestes presentes e achemos que são nossa solução.

Para cada benção ou promessa de Deus para nós, satanás apresenta uma verdade paralela, tentando confundir o homem. Muito cuidado com isso, pois é a maneira mais fácil de tornarmos uma benção em um transtorno demorado.

A fascinação por estas verdades paralelas tornam o líder INFRUTÍFERO. Se você quer desatar se apegue à palavra do seu líder, ele sempre tem uma benção para ministrar em sua vida. Pedro disse: Sob tua palavra lançarei minhas redes, e teve a maior colheita de sua história como pescador.

Sobre a palavra do seu líder, do seu pastor, reside a autorização de Deus.

Se arme com as armaduras de Deus (Ef 6) para vencer as ciladas do nosso inimigo.

2. OIKOUMENE

MT 24.14-24 – E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim. 15 Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda), 16 então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 17 quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa; 18 e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. 19 Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! 20 Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; 21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. 23 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; 24 porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.

OIKOUMENE que dizer: Mudo (Terra) inabitado(a).

Falar de um mundo inabitado nos lembra sobre como estava a terra antes, sem Deus (Gn 1): Sem forma e vazia.

Um mundo, ou alguém sem forma e vazio nos remete a pensar em uma situação de desorganização, despropositada, desprovida de planos.

Quando Deus começa a construir tudo na terra Ele inicia um período onde TODAS AS COISA SÃO COLOCADAS EM CONCORDÂNCIA, tudo começa a ganhar um sentido real.

Pessoas sem idéias são pessoas inabitadas. Deus é o mentor da idéia. Teve uma idéia maravilhosa e fez você e eu.

Ele soprou no homem uma porção sua. Pessoas sem Deus, sem Cristo, estão inabitadas e sem propósito.  Você é a casa favorita de Deus. Ele disse para Davi: eu não moro em templos feitos por mãos de homens. Ele mora em você, quer fazer morada em sua vida.

Dê propósito à sua vida e receba Jesus como Salvador esta noite.

No texto que acabamos de ler, observamos a previsão de tempos onde surgirão FALSOS PROFETAS. Eles são profetas que profetizam sem função, sem propósito.

No final do V.23 Jesus diz: Não acrediteis neles!

Jesus não acredita em pessoas desorganizadas, que vivem nesta Terra e não tem um propósito.

Deus vai dar propósito para sua vida, se você permitir.

3. KOSMOS

1 João 2.15 – Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;

João 3.16 – Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

KOSMOS quer dizer: Governo, Ornamento, o Mundo, a Terra, Famílias ou ciclo completo da terra.

Deus disse para não amarmos o mundo nem as coisas do mundo, mas antes está escrito: Deus amou o mundo…

Isso quer dizer que não temos capacidade para amar o mundo, somente Deus.

Nós não temos nada a oferecer ao mundo, somente anunciamos Jesus.

O único que tem algo a oferecer ao mundo é Deus; e Ele deu Jesus por mim e por você.

Não amamos alguém para ser felizes, mas para fazer o próximo feliz. Se você casa não deve ser pelo que seu parceiro tem a oferecer, mas pelo que você reconhece ter para dar.

Antigamente, os noivos precisavam pagar pelo DOTI de suas futuras esposas. Quem ama, paga o preço. Dá o que tem.

Jesus é nosso porque foi dado por Deus.

A bíblia diz que Ele nos amou primeiro, por isso amamos. (1 Jo 4.19)

Precisamos dar ao mundo o que Deus nos deu.

Pensando em Esdras 10.4 … eu imagino um homem com um propósito tremendo e muito trabalho a fazer.

Tinha um trabalho muito NOBRE  a ser executado.

Às vezes damos início à TAREFAS NOBRES, GRANDES e não acreditamos.

“Eu estou fazendo isso?”

Nos deparamos  com situações onde precisamos reavaliar o nosso trabalho.

Isso não é perda de tempo, é uma herança que recebemos de Deus. Lembre-se de que tudo que Ele construíra, em Genesis, logo após, Ele mesmo parava para ver e a bíblia diz: e viu Deus que tudo que havia feito era bom. (Gn 1.10, 12, 18, 21, 25…)

Temos muito a aprender com o Pai.

Se observássemos mais os frutos de nossas mãos o trabalho seria mais excelente ainda.

Às vezes me pego pensando em tudo que fazemos aqui: Programa de TV, a compra deste lugar, o projetos da SAEM… Esdras deve ter feito o mesmo.

Diga: Sou eu mesmo que Deus vai usar!

Deus vai te usar!

O preço a ser pago pelos irresponsáveis com o reino deve ser muito alto. Mas é um preço que não seremos cobrados porque até aqui temos feito tudo o que Deus nos mandou fazer.

Nós vamos ter uma eternidade pela frente. Aqui é lugar de trabalho e não de descanso.

Todo trabalho nos exige. Tudo que fazemos na Terra deve ser feito com ZÊLO e PERSEVERANÇA.

Ao crente Deus diz: O Reino é tomado com esforço/violência/garra/perseverança. (MT 11.12).

Ap. Paulo escreveu: Buscai com ZELO os melhores dons. (1Co 12.31).

Quão honroso e digno é o seu trabalho?

Temos feito com Zêlo?

Deus nos chamou para fazer grandes coisas; COISAS QUE SÓ VOCÊ FARIA NO SEU LUGAR, nenhuma outra pessoa.

Deus te deu. É SEU. FAÇA! Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte e age.

Guilherme Tavares, pr

EKLÉSIA Ministério Internacional

www.ministerioeklesia.com

Author: eklesia

Deixe uma resposta